Origami Calendário Semana 28 A: Noshi

19 jan 2009 POR     2 Comentários   Categoria: Calendário

O que é um Noshi?

Uma boa resposta foi a que encontrei no site da Sociedade Brasileira de Bugei.

Em ocasiões como funeral e casamento, o japonês tem por tradição entregar dinheiro ou presentes embrulhados com papéis especiais, como o Kake-gami e o Noshigami, envoltos com um laço chamado de Mizuhiki. Mas, recentemente, tornou-se comum o uso de um envelope com o laço impresso. Noshi é a abreviação para noshiawabi, e era o embrulho ideal para um país envolto pelo mar como o Japão. O noshiawabi era um presente apreciado, onde a carne do awabi (espécie de molusco) era fatiada, defumada, esticada e seca. O noshi tem o significado de desculpas, por ter-se vontade de mandar o noshiawabi, mas estar mandando algo diferente. O Mizuhiki é feito de tiras finas, fios, de papel japonês (wagami) e endurecido com goma. O padrão é de cinco fios formando um laço. Para as ocasiões comemorativas, o normal é mandá-los com fios vermelhos e brancos, mas há outras combinações de cores, como dourado e prateado ou dourado e vermelho. Para as ocasiões tristes são usados fios brancos e pretos, observando que os fios brancos devem ficar à esquerda, ou só de fios prateados. O nó é simples. Nas comemorações, o laço borboleta é comum, mas também são usados laços imponentes, como o do cisne e o da tartaruga.

Este origami foi indicado pela Vera Silva. Quem quiser dobrá-lo, os diagramas estão nas páginas noshi – parte 1 e noshi – parte 2.


Technorati : , ,

Origamis Relacionados:


Origami Calendário Semana 9 A: Convite de Casamento
Origami Calendário Semana 21 C: Sapatinho de Nenê

2 Comentários + Comente Aqui

  • que origami e esse que eu nao vi

  • Achei lindo!

Tem algo a dizer? Por favor, vá em frente e comente!

Leia mais:
Origami Calendário Semana 02 B: Borboleta Alexander

No grupo Origami Kawakami estamos fazendo um calendário com diagramas que são indicados semanalmente por 2 associados. Na segunda semana,...

Fechar