Regras

Basicamente num grupo em que as pessoas tenham um objetivo em comum, não seria necessário ter regras, pois é de supor que elas tenham bom senso. Mas como infelizmente o bom senso de um indivíduo provavelmente será diferente dos demais, então o melhor é que explicitemos algumas regras para servir como guia nos momentos difíceis.

Ã? importante lembrar que o administrador do grupo tem o TOTAL e IRRESTRITO direito de EXPULSAR POR TEMPO ILIMITADO quaisquer participantes que estiverem tumultuando o bom andamento da lista. Por enquanto, isso nunca aconteceu.

Inscrição, moderação e expulsão

A sua inscrição é automática. A partir do momento em que você informou o seu e-mail e clicou em INSCREVER, você já pode se considerar um participante do grupo. Entretanto, haverá um período em que você estará sob moderação. Isto significa que seus primeiros e-mails necessitarão da aprovação do administrador e somente depois de algumas mensagens aprovadas, atestando que você é um participante idôneo, você estará livre dessa moderação. Normalmente isso ocorre automaticamente, depois que você tenha várias mensagens liberadas pelo administrador.

A expulsão acontece quando um participante quebra as regras sistematicamente. Na 1ª infração, o participante cai para moderação. Se for um participante novo, e cometer uma infração logo na 1ª mensagem, ele será expulso. Na 2ª infração, as mensagens moderadas não irão para o grupo seja qual for o conteúdo delas, mas o participante continuará recebendo as mensagens. Na 3ª infração, a expulsão é efetivada por tempo ilimitado.

Como se comportar no grupo

O ideal é que numa 1ª mensagem você se apresente, como você faria normalmente ao ingressar num grupo de pessoas que você não conhece. Descreva o que você faz, porque gosta do origami e o que você espera do grupo. A apresentação é uma ótima forma de escapar de uma infração na 1ª mensagem.

Tente sempre assinar as suas mensagens colocando o seu nome e seu blog/site de origami se tiver. Assim, além de você mostrar seu trabalho, fica muito mais fácil identificar de quem é aquela mensagem.

Respeito. Isso é imprescindível. Sempre que for discutir com alguém através do grupo, lembre-se que você está em um local com mais de 900 pessoas te ouvindo. E na internet, tudo é perene, porque está escrito e distribuído por uma quantidade enorme de pessoas.

E o mais importante: VOC� SERÁ O �NICO RESPONSÁVEL PELO CONTE�DO QUE ENVIAR PARA O GRUPO. Por isso, antes de enviar uma mensagem, certifique-se que é isso o que você quer fazer.

Durante a troca de e-mails

O grupo é sobre Origami. Portanto EVITE assuntos que N�O estejam relacionados a ele.

Se for pedir um diagrama que algum participante ofereceu, envie a mensagem DIRETAMENTE a ele. Neste caso, ALTERE O DESTINATÁRIO. N�O ENVIE A SOLICITA��O PARA O GRUPO. Enviar a solicitação para o grupo é considerada uma infração.

N�O responda uma mensagem num assunto que seja diferente ao que você quer falar. Por exemplo, se o assunto é Kusudama Celes, não responda escrevendo sobre o Elefante do Calendário. PRESTE ATEN��O no ASSUNTO do e-mail. Se você quer falar sobre outra coisa ALTERE o ASSUNTO. Vai facilitar e muito a busca e deixará o grupo muito mais organizado.

LEIA seus e-mails regularmente, principalmente se você utilizar o HOTMAIL. O grupo Origami Kawakami tem atividade razoável. Para você ter uma idéia, em outubro de 2008 tivemos 700 e-mails enviados, ou seja, mais de 20 por dia. Portanto, se a sua conta ficar lotada, certamente não será problema nosso.

O envio de SPAM, correntes, anexos com powerpoint, boatos sobre vírus, publicidade e jabás será considerado uma infração gravíssima e contará como duas infrações, ou seja, se for um participante moderado, ele será expulso. Se for um participante que era considerado idôneo, ficará sob moderação até conquistar a confiança do administrador novamente.

Ações dentro do grupo

Para enviar um e-mail para o grupo, basta escrever para o endereço origami-kawakami@googlegroups.com que teremos o prazer de receber as suas idéias sobre origami.

Para cancelar a sua inscrição, envie um e-mail para origami-kawakami+unsubscribe@googlegroups.com que a sua inscrição será automaticamente cancelada.

Se você tiver alguma dúvida e quiser entrar em contato diretamente com o admistrador do grupo, visite a página CONTATO e escreva a sua dúvida. Lembre-se de colocar um e-mail válido ao preencher o formulário.

Com essas 3 últimas informações acima, você será capaz de entrar e sair do grupo por sua conta e na hora que quiser. Sendo assim, o administrador N�O atenderá a nenhum pedido de saída do grupo.

Por que ter uma conta no GMail?

A página do grupo está no endereço http://groups.google.com/group/origami-kawakami e pode ser acessada livremente caso tenha uma conta no Gmail. Se você não tem, é aconselhável criar uma, pois facilitará o seu acesso a diversas informações apontadas neste blog e que estarão disponíveis principalmente para quem tenha uma conta lá. Se você não quiser criar uma, tudo bem. Mas também não reclame que não conseguiu acessar a informação desejada através deste blog.

Possíveis Alterações

Essas regras poderão ser alteradas em qualquer momento, nos casos em que se considerar que a interação dentro do grupo se tornará melhor e caberá ao participante do grupo estar ciente destas regras.